18/12/2018

Uniformidade de lotes e padrão foram destaques no 1º Concurso de Carcaças Carne Charolês Certificada

O Charolês fez jus ao slogan “A cruza que dá padrão” na 1ª edição do Concurso de Carcaças Carne Charolês Certificada, realizado na manhã do dia 14 de dezembro no Frigorífico Verdi em Pouso Redondo (SC).

O Charolês fez jus ao slogan “A cruza que dá padrão” na 1ª edição do Concurso de Carcaças Carne Charolês Certificada, realizado na manhã do dia 14 de dezembro no Frigorífico Verdi em Pouso Redondo (SC). A uniformidade dos lotes – e das carcaças – chamou a atenção dos organizadores. De acordo com o coordenador do programa Carne Charolês Certificada, o engenheiro agrônomo Eldomar Kommers, o evento atingiu todos os objetivos. “O padrão dos animais foi muito bom. Considerando que foi o primeiro concurso de carcaças chancelado pelo programa Carne Charolês Certificada no Brasil, com certeza foi uma ação muito importante para a raça no país” comentou. O concurso contou com a participação de 169 animais entre fêmeas, machos castrados e machos inteiros, provenientes de dez produtores do estado de Santa Catarina que utilizam o Charolês como raça pura ou em cruzamentos.

 

Considerado um passo importante no desenvolvimento de diferentes raças bovinas, os programas de certificação contribuem para o aprimoramento da qualidade da carne brasileira e permitem a entrega de produtos diferenciados e padronizados ao consumidor. “Todas as raças que estão evoluindo no Brasil possuem seus programas de carne, não poderia ser diferente com o Charolês. Estamos batalhando para que o programa evolua, evolução essa que já pode ser observada pelo crescimento no número de abates realizados em relação ao ano passado, com uma evolução de 30% no número de carcaças certificadas” salientou Kommers.

 

Os animais contaram com avaliação pré e pós abate, incluindo critérios como padrão racial, uniformidade, conformação e acabamento. Entre as fêmeas, o lote campeão foi composto por 11 novilhas do produtor Cleiton Zager, de Curitibanos (SC), que somou 77,50 pontos. Em segundo lugar, um lote composto por 10 animais de propriedade de Jamil Deud Júnior de Abelardo Luz (SC), com 73,50 pontos. O peso médio dos dois lotes de fêmeas foi de 222kg. Na categoria de machos castrados, o lote campeão somou 98 pontos, composto por 10 animais oriundos do produtor Fernando de Oliveira Viganó, de São Bernardino (SC), que também conquistou os 2º e 3º lugares. O peso médio dos sete lotes de machos castrados participantes ficou em 263kg. Entre os machos inteiros, destaque para lote trazido pelo produtor Samuel Reisdorfer, da Agropecuária Carboni de Videira (SC), composto por 14 animais que somou 83,21 pontos. Dois lotes produzidos por Ari Parisenti, de Herval do Oeste (SC) ficaram com a segunda e a terceira colocação. Com peso médio de 286kg, os machos inteiros foram representados por seis lotes. Do mesmo produtor, a carcaça mais pesada do evento foi proveniente de um macho inteiro com 370,5 Kg. Todos os animais vencedores possuíam dente de leite.

 

Após a realização dos abates, o público participante e os produtores foram recebidos no Sítio Verdi para a divulgação dos resultados, entrega de prêmios e confraternização. O coordenador Eldomar Kommers procedeu o anúncio dos vencedores, além de saudar os participantes e agradecer o apoio de todos envolvidos. A presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês, Rosalina Ribas Gonzalles, também realizou seu pronunciamento, parabenizando a todos os criadores participantes e agradecendo a parceria do Frigorífico Verdi junto ao programa e ao concurso de carcaças. Após a entrega dos troféus dos vencedores do ranking catarinense de Charolês, o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Charolês, Dr. Gilmar Kruker encerrou o ato solene reforçando cumprimentos e agradecimentos.


COMPARTILHE: