28/06/2021

Sumário de Touros ganha versão digital

A principal diferença, é que no sistema virtual os dados dos reprodutores são atualizados todos os sábados e não apenas uma vez por ano, como ocorre na versão impressa.

Pecuaristas brasileiros dispõem de uma nova ferramenta para facilitar a escolha de reprodutores na hora de definir acasalamentos e o plano de seleção genética de suas propriedades. A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e a Embrapa Pecuária Sul lançarão, no dia 29 de junho, o Sumário de Touros On-line, uma plataforma que transfere ao ambiente digital os tradicionais Sumários de Touros divulgados anualmente. A principal diferença, explica a superintendente de registro da ANC, Silvia Freitas, é que no sistema virtual os dados dos reprodutores são atualizados todos os sábados e não apenas uma vez por ano, como ocorre na versão impressa. A publicação anual segue sendo ofertada aos criadores e também será apresentada durante o encontro virtual. O lançamento oficial ocorrerá em live transmitida pelo canal no YouTube e no Facebook da ANC, a partir das 19h.  

Os Sumários de Touros reúnem informações e indexadores dos principais reprodutores das raças Angus, Devon, Brangus, Charolês, Hereford, Braford e Ultrablack. Neles, o pecuarista encontra dados de DEPs e escores essenciais para definir acasalamentos e traçar planos de trabalho de acordo com as metas de cada propriedade. Neste ano, também de forma inovadora, os sumários trazem as primeiras DEPs enriquecidas com a genômica na raça Angus. Segundo o presidente da ANC, Ignacio Tellechea, a versão digital dos sumários vem para facilitar o trabalho na pecuária de corte e atualizar os métodos de trabalho e seleção. “O lançamento dos sumários é aguardado todos os anos pelos criadores. Agora, com a versão on-line, teremos mais uma ferramenta de trabalho”, ressalta.

Para o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, a entrega é um marco dentro da parceria entre Embrapa e ANC, que marca uma reestruturação e qualificação completa no banco de dados. “Foram integradas as informações de registros e do Promebo, com a performance e desempenho dos animais nos rebanhos e, no caso da Angus, os genótipos para fazer a avaliação genômica. Isso traz mais segurança e rapidez para que os produtores possam ter acesso à informação mais atualizada para tomar as decisões de seleção nos seus rebanhos e também ofertar animais aos seus clientes com uma informação mais fidedigna e atualizada possível”, destaca.

Outra novidade deste ano é a divulgação de dados das fêmeas jovens de cada raça, antes os resultados pertenciam apenas aos touros. Além disso, também será possível analisar os números de touros jovens líderes pelas principais características, como Peso ao Nascer, Índice Desmama, Pelame, Área de Olho de Lombo, Espessura de Gordura Subcutânea, Espessura de Gordura Medida na Picanha e Gordura Intramuscular. Para Silvia, os dados dos sumários são resultado de um trabalho consistente realizado pelos criadores e pelos avaliadores do Promebo. “Essas publicações são frutos de um trabalho contínuo realizado em campo, no qual podemos acompanhar os dados de todas as características avaliadas pelo Promebo. Com esses indexadores em mãos, os criadores conseguem direcionar suas matrizes e touros para o melhor uso dentro de suas propriedades”, pondera.

A transmissão das lives será feita pelo canal do Youtube da ANC: https://www.youtube.com/watch?v=6qf2HrMU34E
Pelo Facebook da ANC https://www.facebook.com/anccollares/ e do Promebo https://www.facebook.com/promeboanc/.


COMPARTILHE: