Inspirado no legado de sua família, que tem uma história de gerações dedicadas à raça, o novo dirigente conduzirá a entidade no biênio 2024/2026
Em assembleia geral ordinária ocorrida na tarde de 26 de agosto durante a Expointer 2024 em Esteio (RS), a Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) elegeu e empossou a sua nova diretoria para o biênio 2024/2026. O jovem Rodrigo de Oliveira de Mascarenhas de Souza, que atua juntamente à família na condução da Estância do Batovi de São Gabriel (RS), foi eleito o novo presidente da entidade, sucedendo o criador Cesar Adams Cezar de Vacaria (RS), que atuou na função em dois mandatos consecutivos: 2020/2022 e 2022/2024.
Casado, pai de dois filhos e oriundo de uma conhecida tradição familiar dedicada à raça Charolesa, ele assume o cargo aos 36 anos de idade. Conforme o engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a sua história se “confunde” com a do Charolês, pois tanto por seus ascendentes paternos quanto por seus ascendentes maternos, descende de nomes de considerável relevância na história da raça no Brasil. “Por parte de mãe, pertenço à 5ª geração de Charolesistas, enquanto por parte de pai, faço parte da 3ª geração”, detalha. Sua mãe, Martha de Oliveira Mascarenhas de Souza (que nesta gestão atuará como diretora de patrimônio) já exerceu a função de presidente do Núcleo de Criadores de Charolês de Santa Maria e é filha de Ernani Kurtz de Oliveira, renomado selecionador que ganhou notoriedade através do trabalho de seleção realizado na consagrada Cabanha Santo Izidro, em Dilermando de Aguiar (RS). Ernani era filho de Lady Kurtz de Oliveira, primeira mulher presidente da ABCC, em gestão ocorrida entre 1968 e 1976. Por sua vez, o pai de Lady, Izidro Kurtz (tetravô de Rodrigo), foi um dos pioneiros nas importações de Charolês da França e foi homenageado por seu neto Ernani, que ao fundar seu criatório, o batizou de “Cabanha Santo Izidro”. Por outro lado, pela linha paterna, Rodrigo é filho de Augusto Marques Mascarenhas de Souza, ex-presidente da ABCC na gestão 1994/1996 e filho de Horácio Pereira de Souza, fundador da Cabanha São Francisco do Pinhal. “Me criei participando das exposições, cultivando o amor pelo Charolês desde novinho. Nas edições da Expointer, era até engraçado, eu me dividia entre o corredor dos animais expostos pela Santo Izidro e o da São Francisco do Pinhal. É uma história bonita, que coincide com a história da raça e com a da nossa família” explica. Segundo ele, o estreitamento entre as duas famílias ocorreu, de certa forma, muito antes de seus pais se casarem. “Meu tetravô Izidro era muito amigo do meu avô paterno Horácio Pereira de Souza e o incentivou muito na criação de Charolês” conta. Ao abordar a sua história, Rodrigo enfatiza que ter a oportunidade de assumir a presidência da ABCC lhe traz uma sensação diferente e gratificante. “É algo prazeroso para mim, poder ter vivenciado tudo isso e hoje ser presidente do Charolês. É muito legal, pois quando olho para traz, vejo as tantas pessoas que já passaram por aqui e também pelo fato da minha família sempre ter sido bastante focada no Charolês, cultivando esse amor pela raça ao longo das gerações” acrescenta.
De acordo com o novo dirigente, o objetivo é que sua gestão seja marcada pela harmonia. “Assim como as gestões anteriores, minha expectativa é buscar sempre um ambiente de bom relacionamento entre os criadores, para que o foco e os esforços sejam direcionados a um bem comum: A raça. Isso, ao meu ver, é o mais importante para fazer o Charolês crescer ainda mais” enfatiza. Entre as metas do novo presidente, está a de potencializar o melhoramento genético da raça por meio do aumento do número de selecionadores participantes no Promebo (o programa de melhoramento genético oficial da raça no Brasil) e também, pela implementação da seleção genômica. “Nossa equipe já está trabalhando nesta frente e com certeza, a genômica trará um avanço significativo para a raça e para todos os criadores devido à melhoria e a facilidade do acesso às informações do mérito genético dos animais” detalha. Outro objetivo da nova diretoria é a reforma do estande/sede no Parque de Exposições Assis Brasil. “As etapas iniciais deste projeto já estão em andamento e dentro das possibilidades, vamos fazer algo bem bacana para poder receber cada um, de forma que todos sintam-se em casa”. Ele ainda revela, que a reativação do Programa Carne Charolês Certificada, a expansão da raça para mais estados e regiões do Brasil e a mantença da saúde financeira da associação também estão entre suas prioridades de trabalho para os próximos dois anos.
Confira abaixo, a composição da nova diretoria para o biênio 2024-2026:
Presidente: Rodrigo de Oliveira Mascarenhas de Souza
Vice-Presidente: Marcelo Alexandre
1° Secretário: Joaquim Francisco Rodrigues Mesquita da Costa
2° Secretário: Rafael Dorneles da Silva
1° Tesoureiro: Antônio Carlos do Valle Berta
2° Tesoureiro: Júnior Ari Parisenti
Diretora de Patrimônio: Martha de Oliveira Mascarenhas de Souza
Diretor de Exposições: Henrique Silva Cezar
Diretor de Divulgação: Francis Barbosa
Diretora de DJCC: Ana Carolina da Silva Matte Berta
Diretora do Departamento Feminino: Andressa Roman
Diretor Social: Joaquin Villegas
Diretores do Programa Carne Charolês Certificada: Gilmar Kruker e Gregory Kruker
Conselho Fiscal:
Titulares:
- Cesar Adams Cezar
- André Corrêa Berta
- Júlia Helena Berta Dorneles
Suplentes:
- José Carlos Ferreira Trois
- Jorge Renato de Campos Abreu
- Flavio Brasil Rosar
Conselho Deliberativo Técnico:
- Jamil Deud Júnior (Presidente)
- André Plastina Gomes
- Diego Airton Magro
- Iriberto Tozzo
- Felipe de Oliveira Mascarenhas de Souza
- Henrique de Freitas Mesquita da Costa
- Rosalina Ribas Gonzales
- Silvia Freitas de Freitas (ANC – Herd book Collares)