16/11/2021

Presidente do CDT da ABCC é convidado para julgar animais na prova nacional de desempenho da raça Canchim em São Paulo

Evento foi promovido em Sertãozinho pela Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN), Embrapa/programa Geneplus e Instituto de Zootecnia (IZ).

No último 12 de novembro (sexta-feira), o Médico Veterinário André Plastina Gomes, presidente do conselho deliberativo técnico da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) esteve no Instituto de Zootecnia (IZ) em Sertãozinho/SP, para realizar o julgamento dos exemplares da raça Canchim participantes da Prova Canchim de Avaliação de Desempenho e do Teste de Eficiência Alimentar (PCAD-TEA Nacional 2021), o principal evento anual da raça no Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN), Embrapa/programa Geneplus e Instituto de Zootecnia (IZ). André foi convidado pela diretoria da ABCCAN, a qual, também integra o conselho deliberativo técnico, para proceder a escolha do grande campeão e do reservado de grande campeão da prova que reuniu cerca de oitenta reprodutores com idades entre 12 e 16 meses, oriundos de criadores de diversos estados. Desde julho deste ano, os indivíduos foram avaliados em várias características relacionadas ao ganho de peso, reprodução, carcaça, funcionalidade, temperamento e consumo alimentar. “O padrão dos animais foi muito bom. Os exemplares eram muito uniformes e estavam muito bem preparados, demonstrando todo o progresso zootécnico do nosso Canchim” destacou. Ao final do julgamento, André Gomes recebeu uma lembrança das mãos do presidente da ABCCAN, Marujo Sobral.

Após sua formação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1978, André Gomes assumiu a direção de pecuária da Estância Sá Brito, propriedade da família localizada em Alegrete, na fronteira oeste gaúcha, passando a conduzir juntamente ao seu pai, Adolpho Guerra Gomes, a criação e a seleção de Charolês. Reconhecido conhecedor da raça, é membro do conselho técnico da ABCC desde 1987, além de já ter exercido a função de jurado de Charolês em diversas exposições, entre elas a Expointer, a ExpoPrado (Montevidéu) e a ExpoLondrina (Londrina/PR). No entanto, a relação de Gomes com o Canchim não é de hoje. A Estância Sá Brito iniciou a formação do seu plantel da raça no ano de 1976, mantendo-o a atualmente em constante processo de melhoramento genético.

A atual Embrapa São Carlos, na região central do estado de São Paulo, foi onde o programa de cruzamentos alternados entre o Charolês e raças zebuínas foi iniciado em 1940 pelo Dr. Antônio Teixeira Viana, objetivando a obtenção de animais 5/8 (62,5%) Charolês e 3/8 (37,5%) zebu e também, animais 3/8 Charolês e 5/8 Zebu. Após diversas avaliações, o esquema que dava origem aos produtos 5/8 Charolês e 3/8 zebu foi o escolhido para formar o gado Canchim, reconhecido como raça em 1983 pelo Ministério da Agricultura. Hoje, o Canchim está espalhado por todo o Brasil e o registro genealógico é conduzido pela Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (Pelotas/RS), assim como o Charolês.



COMPARTILHE: