28/09/2021

Novos técnicos de registro genealógico foram apresentados na Expointer 2021

Evento realizado na noite de 08 de setembro, na sede da ABCC em Esteio, apresentou a todos os criadores, os cinco novos avaliadores que passam a integrar o corpo técnico da raça.

Além da realização da tradicional entrega de prêmios e do lançamento da exposição nacional da raça Charolesa 2022, na noite de 08 de setembro, em coquetel realizado na Expointer 2021, a Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) e a Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC), apresentaram a todos os presentes, os novos integrantes do corpo técnico da raça, selecionados através de processo seletivo realizado no dia 3 de agosto na cidade de Camaquã/RS, nas sedes do Sindicato Rural de Camaquã e da Cabanha Tarumã, propriedade da selecionadora Júlia Helena Berta Dorneles. Na oportunidade, os novos inspetores receberam das mãos do presidente da ABCC, Cesar Adams Cezar, do presidente do Conselho  Deliberativo Técnico da ABCC, André Gomes, da Superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, e do presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ANC, Flávio Montenegro Alves, as marcas e os selos que utilizarão para a realização dos registros genealógicos dos animais da raça.

A demanda foi necessária devido à expansão do Charolês no país, o que gerou a necessidade de aumentar o time de 16 profissionais que atuam com a raça em todo o território nacional. Os selecionados Ana Paula Vieira Neves, Dejalmo Pereira Ribeiro Junior, Marco Antônio da Fonseca Paim, Cesar Henrique Peschel Junior e Luiza Ramos Ribeiro irão atuar em propriedades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O processo seletivo dos técnicos foi dividido em três etapas: prova teórica, prática e entrevista. A comissão avaliadora foi composta por Cesar Adams Cezar, André Gomes, Silvia Freitas e Flávio Alves. “O grupo que participou da seleção era eficiente e com envolvimento na pecuária de corte. Os cinco escolhidos são pessoas que demonstraram bastante segurança para atuar na raça Charolês”, afirma Silvia Freitas.

A médica veterinária Ana Paula Vieira Neves, 37 anos, é uma das novas integrantes do corpo técnico da raça Charolês. Com experiência na pecuária de corte, a avaliadora atuará na região de Santa Maria (RS). “Enxergo grande potencial da raça Charolês no cenário da pecuária nacional. Os produtos são importantes para serem usados como ferramenta na melhoria dos rebanhos e aumento da produtividade”, destaca.

Aos 27 anos e natural de Nova Prata (RS), o zootecnista Marco Antônio da Fonseca Paim irá trabalhar com a raça na região dos Campos de Cima da Serra e Norte do RS. “É a realização de um sonho integrar um corpo de técnicos de alto nível. Também é motivo de orgulho e responsabilidade em desenvolver, fomentar e orientar o melhoramento genético do Charolês e seus cruzamentos”, reforça. Para Cesar Henrique Peschel Junior a paixão pela raça Charolês começou ainda na infância. A família do técnico e médico veterinário cria a raça em Santa Catarina, onde o profissional de 30 anos atuará no município de Mafra. “Mais do que tudo me sinto honrado por terem confiado em mim e no meu trabalho”, frisa. 

O médico veterinário Dejalmo Pereira Ribeiro Junior, 42 anos, será inspetor na região serrana catarinense, que agrega cidades como São Joaquim, Urubici e Bom Jardim. Com experiência na pecuária de corte, o profissional considera a oportunidade um grande reconhecimento. “Trabalhar com Charolês significa trabalhar com resultados, pois a raça apresenta características como precocidade, rápido crescimento, ganho de peso e rendimento de carcaça”, explica.

A médica veterinária Luiza Ramos Ribeiro, 25 anos, também integra o time de novos inspetores do Charolês e atuará na região de Lages (SC). Filha de pais pecuaristas, a jovem viu no campo o seu futuro e considera ingressar na raça um passo importante para evoluir profissionalmente. “Trabalhar com o Charolês significa trabalhar com uma das raças mais importantes em termos de cruzamento industrial a nível regional e de Brasil”, pontua.

Texto: ABCC e ANC Herd Book Collares



COMPARTILHE: