08/06/2021

Iniciada a 5ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) da raça Charolês

Avaliação acontece na sede da Embrapa Pecuária Sul em Bagé e conta com a participação de animais de oito criadores

Por Nathã Carvalho
Zootecnista, Mestre em Zootecnia e gerente de fomento da ABCC

Teve início neste mês de junho na sede da Embrapa Pecuária Sul em Bagé/RS, a 5ª edição da Prova de Avaliação a Campo (PAC) da raça Charolês. Com a participação recorde de 24 exemplares, oriundos de oito criatórios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a primeira pesagem oficial da prova foi realizada no último 02 de junho, sob a coordenação do analista da Embrapa, Dr. Roberto Collares, coordenador da prova. 

Ao longo das quatro edições anteriores, já foram avaliados 75 indivíduos da raça. Para esta 5ª edição, foram recebidas as inscrições de exemplares oriundos da Cabanha Cezar (de Vacaria/RS), Cabanha Santa Tecla (Abelardo Luz/SC), Cabanha Santo Izidro (Dilermando de Aguiar/RS), Cabanha VLD (Concórdia/SC), Estância do Batovi (São Gabriel/RS), Estância Namuncurá (Itacurubi/RS), Estância Sá Brito (Alegrete/RS) e Fazenda Querência (Santo Antônio das Missões/RS. A PAC é uma prova voltada aos animais de sexo masculino (terneiros), registrados (PO ou PC), nascidos na primavera de 2020 e que deverá ser concluída no mês de outubro de 2021. Na sequência, terá início a 5ª Prova de Eficiência Alimentar (PEA), quando os animais serão submetidos à avaliações de consumo e desempenho em confinamento. 

A PAC tem como objetivo comparar, dentro de um mesmo ambiente de criação, reprodutores de diferentes criatórios do sul do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores para produção de carne em sistema de pastejo. No final da prova, os animais serão classificados por meio de um novo índice que irá ponderar cada característica avaliada, obtendo-se assim, um único valor para qualificar os animais. Entre as nove características avaliadas, estão aquelas relacionadas ao ganho de peso (40%), seguidas pelas integrantes da avaliação de carcaça por ultrassom (35%), perímetro escrotal (5%) e 25% para os parâmetros subjetivos, como conformação, padrão racial e pelame, avaliados por meio de escores visuais por técnicos indicados pela ABCC. 


COMPARTILHE: