30/06/2018

Com ganho médio diário de 0,982 kg, Charolês encerra participação na 1ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) e de eficiência alimentar da Embrapa Pecuária Sul

O Charolês participou pela primeira vez destas provas, reunindo exemplares oriundos de criatórios localizados em cinco municípios diferentes do Rio Grande do Sul.

Por Nathã Carvalho

A Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) reuniu criadores, técnicos e profissionais do setor nos dias 27 e 28 de junho na Embrapa Pecuária Sul em Bagé, localizada na região da Campanha do Rio Grande do Sul para a realização de dois importantes eventos para a raça: A reciclagem de inspetores técnicos e a divulgação dos resultados da 1ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) e de eficiência alimentar, realizadas em parceria com a instituição de pesquisa. O Charolês participou pela primeira vez destas provas, reunindo exemplares oriundos de criatórios localizados em cinco municípios diferentes do Rio Grande do Sul. Os animais chegaram à unidade da Embrapa em agosto de 2017 e tiveram a primeira pesagem realizada no dia 28 de agosto.

A programação teve início no dia 27, com as abordagens teóricas do curso de atualização de inspetores técnicos, conduzidas pela superintendente de registro genealógico da Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC), Silvia Freitas. Na ocasião, a coordenadora do PROMEBO®, Fernanda Kuhl, também falou sobre os novos projetos para o programa de avaliação genética. Já no dia 28 pela manhã, foi a vez da programação prática juntamente aos reprodutores Charolês. Os resultados das provas e os animais vencedores foram apresentados no período da tarde. O presidente da ABCC, Iriberto Tozzo realizou a entrega dos certificados aos proprietários dos primeiros colocados juntamente com os pesquisadores da Embrapa, Roberto Barcellos, Joal B. Leal e Marcos Yokoo.

Prova de Avaliação a Campo (PAC)
Com 17 reprodutores participantes, o Charolês encerrou sua participação na prova de avaliação a campo (PAC) com ganho médio diário de 0,982kg e com quase metade do grupo de animais participantes com ganhos superiores a 1kg por dia. Conforme o coordenador da PAC na Embrapa Pecuária Sul, o pesquisador Roberto Collares, a raça apresentou um excelente desempenho e considerável adaptabilidade às condições impostas, consideradas mais difíceis nesta temporada de 2017/2018. “Os touros Charolês enfrentaram o final do ciclo das pastagens de inverno, além de um período de escassez e um verão extremamente quente e seco. Mesmo nessas condições mais difíceis, os animais apresentaram um ótimo desempenho e sem necessidade de qualquer manejo sanitário diferente do normal” explanou o pesquisador para os presentes.

A Prova de Avaliação a Campo (PAC) de bovinos de corte tem como objetivo, comparar, dentro de um mesmo ambiente de criação, reprodutores de diferentes criatórios do Sul do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores para produção de carne em sistema de pastejo. No final de cada prova, que dura em média, sete meses, classificam-se os animais por meio do Índice de Classificação Final (ICF), que pondera cada característica avaliada e sumariza em um único número para qualificar os animais. Entre as características que exercem maior peso no ICF, estão àquelas relacionadas ao ganho de peso (45%), seguidas pelas integrantes da avaliação de carcaça por ultrassom (25%), perímetro escrotal (5%) e 25% para os parâmetros subjetivos, como conformação, padrão racial e sexualidade.

Oriundo da Estância Sá Brito de Alegrete (RS), o reprodutor “Sá Brito 4180 AL” (Sá Brito Alemão Malicieux Paladin x Sá Brito Ambiciosa Ímpar 3600 BR) de apenas 21 meses obteve a 1ª colocação ao obter o índice de classificação final (ICF) de 1,300 e ganho médio diário (GMD) de 1,109 kg/dia. Em 2ª lugar, com ICF de 1,188, ficou o touro “Jotabê  5776” (WR Travel Agent A602 x  BR Figueira MCB 4849) de propriedade do Charolês Figueira de Arambaré (RS). Proveniente da Estância Namuncurá de Itacurubi (RS), “Namuncurá 406 Luan”, também de 21 meses ficou como 3º colocado, com ICF de 1,099. Os três exemplares foram classificados como “elite” na prova.

Eficiência alimentar pelo Consumo Alimentar Residual (CAR)
O Consumo Alimentar Residual (CAR) mensura a diferença entre o consumo de alimento observado e o consumo estimado para o animal. Desta forma, animais mais eficientes consomem menos alimento que o estimado, apresentando valores negativos de CAR. Os resultados para esta avaliação foram apresentados pelo zootecnista e pesquisador Marcos Jun Iti Yokoo.

A Estância Namuncurá de Itacurubi (RS) obteve a 1º e a 3º colocação para eficiência alimentar. O reprodutor “Namuncurá 407 Lucas” (Sumo x Itaúba da Chapada) de apenas 21 meses ficou em 1º lugar. Em 3º lugar ficou o touro “Namuncurá 406 Luan” (EC No Doubt 2022 P x Namuncurá 355 Ígara), também de 21 meses. De propriedade da Fazenda Querência de São Borja (RS), o macho “Querência 2809 de Trois” (Sumo x Querência 2170 de Trois) ficou como 2º colocado. Da Cabanha Santo Izidro de Dilermando de Aguiar veio o 4º lugar para eficiência alimentar, título atribuído ao touro “O001 de Santo Izidro” (Watt 2867 de Santo Izidro x BR do Batoví G028). Os quatro primeiros lugares foram classificados como “elite” na prova.

Nos mesmos dias a Embrapa Pecuária Sul já recebeu os novos terneiros que irão participar de ambas as provas para a temporada de 2018/2019 sob grande expectativa dos criadores para desempenhos ainda mais superiores.



COMPARTILHE: