22/08/2019

Charolês inova e traz exposição específica de animais participantes de provas de desempenho para a Expointer 2019

Além dos animais de argola, a raça terá um outro espaço no pavilhão onde estarão expostos os exemplares participantes da 2ª PAC/CAR em parceria com a Embrapa

Por Nathã Carvalho

Primeira raça bovina a participar com animais rústicos na Expointer há alguns anos atrás, o Charolês irá mais uma vez ficar registrado na história de uma das mais tradicionais exposições agropecuárias da América Latina (a maior a céu aberto). Na 42ª edição do evento, que ocorre de 24 de agosto a 01 de setembro no parque de exposições Assis Brasil em Esteio (RS), o Charolês irá debutar um espaço especialmente planejado e estruturado para a realização da Vitrine da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e de Consumo Alimentar Residual (CAR) da raça no pavilhão de bovinos de corte, iniciativa esta, que contou com o fundamental apoio da Farsul e do departamento de exposições e feiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do estado. Tanto a PAC quanto a CAR, são provas de avaliação de desempenho realizadas anualmente na sede da Embrapa Pecuária Sul, sediada em Bagé (RS), através de uma parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC). Os exemplares, que estarão expostos soltos em baias individuais de aproximadamente 3x3(m), são alguns dos indivíduos classificados como “elite” e “superior” na 2ª edição de ambas as provas, encerradas no dia 25 de abril quando a Embrapa Pecuária Sul e a ABCC promoveram um dia de campo em Bagé para apresentação oficial dos resultados. A 3ª edição das provas já está em andamento.

Com resultados acima da expectativa na primeira e na segunda edição, o Charolês encerrou a sua participação na 2ª PAC com o ganho médio diário de 1,450kg (a pasto) e com três animais com ganhos superiores a 1,500kg por dia (a pasto). Conforme o coordenador da PAC, o analista da Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares, a raça apresentou um excelente desempenho e considerável adaptabilidade às condições de produção. “Os touros Charolês apresentaram extraordinários ganhos de peso a campo, em pastagem de azevém e capim lanudo, recebendo somente sal mineral, demonstrando a excelência genética da raça com resultados assegurados pela acurácia da pesquisa brasileira” revelou. Na vitrine da PAC/CAR da raça Charolês na Expointer 2019, estarão expostos durante toda a feira, oito exemplares participantes da 2ª edição, oriundos da Estância Sá Brito (Alegrete/RS), Cabanha Santo Izidro (Dilermando de Aguiar/RS) e Estância Namuncurá (Itacurubi/RS). Entre eles, estarão presentes o campeão da PAC, “SáBrito AP 4285” (Estância Sá Brito) e o campeão do CAR, “Defenseur 3077 de Santo Izidro” (Cabanha Santo Izidro). A quinta-feira (29/08) será dedicada especialmente à vitrine do PAC/CAR, quando ocorrerá uma apresentação dos resultados da 2ª edição com a participação da equipe da Embrapa Pecuária Sul. Na sequência, será oferecido um coquetel com carne Charolês certificada para a imprensa e para convidados.

Neste ano, nove cabanhas do Rio Grande do Sul e do Paraná inscreveram mais de sessenta exemplares Charolês para a exposição. A programação da raça Charolesa também contará com os aguardados julgamentos dos animais de argola, agendados para terça-feira (27/08) durante todo o dia com as fêmeas e para a manhã de quarta-feira (28/08) com os machos, grandes campeonatos e a definição do supremo grande campeão. Para a definição dos campeões e grandes campeões, o médico veterinário e leiloeiro Flávio Brasil Rosar, do estado de Santa Catarina, foi convidado para atuar como jurado da raça na 42ª Expointer. A agenda ainda inclui um coquetel de lançamento dos sumários do Promebo no estande da Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares na segunda-feira (26/08) e a entrega oficial de prêmios com desfile dos grandes campeões na quarta-feira (28/08) às 18h na casa do Charolês no boullevard. Por fim, os grandes campeões Charolês participarão ainda do desfile oficial dos grandes campeões, marcado para sexta-feira (30 de agosto), a partir das 10h. As vendas de animais ocorrerão assim como nos anos anteriores, nos boxes juntamente aos expositores.

Além dos animais, outra novidade da raça para a Expointer é o restaurante da casa do Charolês no Boullevard. Com nova administração, encabeçada pelo restaurante Caminho do Trem de Farroupilha (RS), o espaço foi remodelado e recebeu nova ambientação, com novidades no menu, porém, com um ingrediente principal: A carne Charolês certificada, como já ocorre há alguns anos e com a mantença do formato “buffet” já conhecido do espaço. “Com essas novidades e com todo o empenho possível da nossa associação, acredito que teremos uma Expointer marcante para o Charolês. O atual momento da raça é animador, com excelentes perspectivas de crescimento e sinais de valorização por genética e também por terneiros Charolês para exportação” revela a presidente da ABCC, Rosalina Ribas Gonzales. 

Mais informações sobre a participação do Charolês na 42ª Expointer podem ser obtidas pelo e-mail: charoles@charoles.org.br.


COMPARTILHE: