Casa cheia, muitos aplausos e emoção marcaram ato que condecorou nomes relevantes para o desenvolvimento do Charolês no Brasil
Um selecionador e três inspetores técnicos de registro genealógico foram agraciados durante a Expointer 2024, em Esteio (RS) com a maior condecoração concedida pela Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC): A comenda “Cypriano de Souza Mascarenhas”. A honraria leva o nome de um dos pioneiros na importação e criação de Charolês no Brasil e é tradicionalmente conferida à criadores que possuem mais de 25 anos de criação, ex-presidentes da ABCC ou para personalidades que prestaram relevantes serviços à raça. O momento solene, integrou a programação da noite de 28 de agosto, quando a ABCC realizou com casa cheia, a sua habitual confraternização em sua sede no Boullevard do Parque de Estadual de Exposições Assis Brasil para a entrega dos prêmios aos expositores participantes da 47ª Expointer, entre outras atividades.
O primeiro homenageado da noite foi o criador Orestes Roman, médico veterinário formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1987 e que juntamente com sua esposa Roneide, possui um plantel Charolês registrado desde 1995 pela Cabanha Ouro e Prata, atualmente Fazenda Roman, localizada em Campo Erê (SC). Sua filha, Andressa Roman, marcou presença no evento para o recebimento da distinção e emocionada, pronunciou-se, enaltecendo o trabalho realizado pelos seus pais, a oportunidade de vivenciar a seleção da raça desde sua infância e a sua missão com a sucessão do criatório.
A exemplo do Dr. Hernani Nerbas Borges, técnico de registro genealógico desde 1974, agraciado com a Comenda “Cypriano de Souza Mascarenhas” durante a Exposição Nacional da Raça Charolesa em 2023 durante a ExpoLages em Lages (SC), na sequência, foram agraciados outros três técnicos que estão há mais tempo em atividade no serviço de registro genealógico da raça. Atuante desde 1975, João Vasco Vargas Alves foi o segundo laureado da noite (foto). Médico veterinário formado pela UFSM em 1973, reside no município de Quaraí (RS), exercendo a função na região fronteira oeste e no norte do Rio Grande do Sul, onde também desempenha o ofício como técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO). João Vasco se define como “grande defensor do Charolês”, sendo o mais antigo inspetor em atividade no estado. Em seu pronunciamento, Alves relembrou fases marcantes e celebrou o crescimento da raça. “É com muita satisfação que recebo esta homenagem. São 49 anos de prestação de serviços a essa maravilhosa associação e a essa raça que a cada ano que passa, nos apaixona. A partir da seleção e das diferentes ferramentas, chegamos ao patamar que a raça se encontra nos dias de hoje” destacou.
Representado pela afilhada Juliana Spal, Antônio Carlos Gioda, médico veterinário, formado em 1976 na UFSM, foi o terceiro homenageado. Inspetor técnico da raça desde 1981, ele atuou na comissão de admissão dos animais da Expointer no período de 1981 até 2012, sendo o técnico com maior tempo de atuação nesta atividade. Residente em São Francisco de Assis (RS), possui maior atuação nas regiões centro e fronteira oeste do estado. Ao receber a comenda, Juliana Spal também realizou seu pronunciamento, agradecendo pelo reconhecimento ao trabalho realizado pelo padrinho com tanta dedicação.
Finalizando o grupo de agraciados desta edição, recebeu a distinção, o inspetor técnico Cezar Augusto Schwartz, zootecnista formado na primeira turma de Zootecnia da UFSM em 1974. Ativo no ofício desde 1982, está baseado em Santa Maria (RS), onde foi situada a antiga sede da ABCC, exercendo a função nas regiões centro e campanha do estado do Rio Grande do Sul. “Só tenho a agradecer a essa grande família Charolês, que me recebeu em 1982, através do Dr. Cezar Jacques Cezar, lá em Santa Maria”, destacou.
Nesta edição, as comendas foram entregues pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês na gestão 2022/2024, Cesar Adams Cezar e pelo presidente eleito para a gestão 2024/2026, Rodrigo de Oliveira Mascarenhas de Souza.
Assista a solenidade clicando aqui.