Evento foi promovido pelo Programa Carne Charolês Certificada e pelo Frigorífico Verdi com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Charolês – ABCC e da Associação Catarinense de Criadores de Charolês – ACCC.
Por Nathã Carvalho
Sexta-feira, 10 de dezembro de 2021 foi a data escolhida para a realização da 4ª edição do Concurso de Carcaças Carne Charolês Certificada nas dependências do Frigorífico Verdi em Pouso Redondo/SC, uma ação do Programa Carne Charolês Certificada e do Frigorífico Verdi com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Charolês – ABCC e da Associação Catarinense de Criadores de Charolês – ACCC. O evento avaliou fêmeas e machos, seguindo os seguintes critérios: Padrão racial, uniformidade, maturidade (idade), escore de acabamento, conformação de carcaça e peso de carcaça quente, além de aspectos sanitários, avaliados individualmente dentro do lote, contribuindo cada animal para a média final dos lotes participantes. Para que participassem do concurso, os animais precisavam ser definidos da raça Charolês ou com no mínimo, 50% sangue Charolês, ou seja, suas cruzas com raças continentais, britânicas ou zebuínas em lotes compostos por 10 a 15 animais de pelagem branca, baia/amarela/creme ou baia com cabeça e ventre claro ou ainda fumaça (cinza claro). Quanto à idade, foi permitida a participação de animais dente de leite até dois dentes para fêmeas e machos castrados e de animais somente dente de leite para machos inteiros. Neste ano, não houve a participação de machos castrados. De acordo com o coordenador do Programa Carne Charolês Certificada, o Engenheiro Agrônomo Eldomar Kommers, a qualidade dos lotes participantes foi excelente. “Eram lotes excepcionais e que demonstraram o diferencial do Charolês que é produzir carcaças pesadas, bem acabadas e com carne de muita qualidade” afirmou.
Os resultados foram os seguintes:
Fêmeas
1º lugar: Lote composto por 10 animais dente de leite, com peso médio de carcaça de 249,2 kg, do criador Gilvani Parisi de Tangará/SC.
Machos (inteiros):
1º lugar: Lote composto por 10 animais dente de leite, com peso médio de carcaça de 338,9 kg do criador João Carlos Randon de Tangará/SC.
2º lugar: Lote composto por 11 animais, todos dente de leite, com peso médio de carcaça de 307,1 kg, do criador Gilvani Parisi de Tangará/SC.