07/06/2021

Promebo divulga a lista de touros jovens superiores

Lista do Charolês conta com 19 exemplares classificados de acordo com o índice final.

O Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) liberou, na terça-feira (25/05), a lista completa de touros jovens de 2021 indicados para acasalamento. O material apresenta os reprodutores enquadrados entre os 20% superiores da geração 2019 quanto ao critério Índice Final. A relação conta com 364 reprodutores de dois anos das raças Angus, Brangus, Braford, Charolês, Devon, Hereford e Ultrablack oriundos de 70 fazendas. O Rio Grande do Sul concentra a maioria dos exemplares. A lista, normalmente divulgada na segunda quinzena de agosto durante a Expointer, foi antecipada para atender à necessidade do mercado nacional de preparar touros mais precocemente para o acasalamento e para as vendas de primavera.

Na lista específica do Charolês, constam 19 reprodutores oriundos de cinco criatórios do Rio Grande do Sul que participam do Promebo: Cabanha Cezar, Cabanha Charolês Figueira, Cabanha Tarumã, Estância Namuncurá e Estância Sá Brito. Na primeira posição está o reprodutor "Sá Brito EST 4501" (foto), que obteve índice final de "32,47", ficando classificado como "top 1%". O reprodutor, oriundo da Estância Sá Brito de Alegrete/RS, acumula também, o título de campeão da 4ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) da raça Charolês, realizada em 2020.

Os exemplares do documento se destacam na avaliação de três características distintas: ganho de peso, conformação e perímetro escrotal. “O relatório abre caminhos para o criador, que consegue observar os resultados da geração e planejar o futuro desses produtos no mercado de corte. Entre tantas estratégias e opções de negócios, os leilões também estão na mira”, explica a Superintendente de Registro da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Silvia Freitas. 

Outro ponto de destaque da lista diz respeito à escolha de reprodutores jovens para uso no rebanho das propriedades. De acordo com a superintendente de registro da ANC, o criador deve analisar todos os dados disponíveis de cada animal, principalmente critérios relacionados ao objetivo da sua fazenda. Uma recomendação é que, na hora da escolha por um touro para usar em seu rebanho, o pecuarista não se limite apenas aos superiores, ou seja, somente pelo Índice Final. Existem 19 características que são avaliadas pelo Promebo e cada reprodutor imprime características específicas. “Não existe um touro perfeito. Cada rebanho tem necessidades que precisam ser observadas sempre que se optar por um acasalamento. Saber fazer as melhores escolhas é um trabalho que exige dedicação e tempo para análise de todos os dados de que o Promebo dispõe."

Também é importante lembrar que nem todo o animal Superior recebe a dupla marca. Por isso, o mais seguro é sempre debruçar-se sobre os índices do Promebo. Isso porque, com o avanço da preocupação com o bem-estar animal, cresce o número de criadores dispensando a dupla marca a fogo. “É preciso estar atento aos resultados. Atualmente, nem todos os animais superiores estão sendo identificados com a dupla marca. Isso é uma escolha do criador”, alerta Silvia.

Para constarem na lista os touros devem atender os seguintes requisitos:
> Estar com registro provisório na ANC na época da elaboração da lista;
> Serem classificados como recursos genéticos;
> Terem Índice Final igual ou superior a 15.0;
> Terem Índice Desmama igual ou superior a 10.0;
> Decas dos Índices Desmama e Final do pai igual ou inferior a 6;
> Decas dos Índices Desmama e Final da mãe igual ou inferior a 6;

A lista completa dos touros jovens da geração 2019 da raça Charolês está disponível abaixo para download.


COMPARTILHE: