11/10/2019

Namuncurá e Querência destacam-se na Fenaoeste 2019 em São Borja (RS)

Julgamento marcou o retorno da raça ao evento, considerado um dos mais expressivos da região Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul

O branco do Charolês voltou a reluzir no parque de exposições General Serafim Dornelles Vargas em São Borja (RS). A raça retomou a sua participação na exposição agropecuária do município, a Fenaoeste, promovida pelo sindicato rural local. Realizada entre 08 e 13 de outubro, a mostra recebeu exemplares de argola e rústicos (a campo) da raça Charolesa, após alguns anos de ausência. “A Fenaoeste é uma importante vitrine do agronegócio nesta região tão importante economicamente para o estado. Nosso objetivo foi apresentar exemplares selecionados para demonstrar as qualidades zootécnicas do Charolês moderno” enfatiza Rosalina Ribas Gonzales, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC).

Na pista
Além da exposição dos animais, o ponto alto foi a realização do julgamento na quinta-feira, (10 de outubro), conduzido por Odon Marques, ex-técnico da raça Charolesa. Entre as fêmeas, "Namuncurá 397 Katerina #" (LT Bluegrass 4017p x Namuncurá 348 Inga) de 44 meses, foi escolhida como a grande campeã. A vaca é de propriedade de Rosalina e Joaquin Villegas, selecionadores na Estância Namuncurá de Itacurubi (RS). Do mesmo criatório é originada a reservada de grande campeã, título atribuído à "Namuncurá 416 Lulu #" (EC No Doubt 2022 P x Namuncurá 274 Estrela). Nos machos, destaque para a seleção de José Carlos Ferreira Trois da Fazenda Querência de São Borja (RS), que conquistou o grande campeonato com "Querência 2967" (Indiana x Querência 2566 de Trois) e o reservado de grande campeonato com "Querência 2963" (Epsom x Querência 2122 de Trois). A Fazenda Querência também obteve o prêmio de precocidade e fertilidade com a matriz "Querência 2566 de Trois" e o grande campeonato de machos rústicos, com um trio formado pelos animais "Querência 2893 de Trois", "Querência 2915 de Trois" e "Querência 2895 de Trois #". 

Tanto a Estância Namuncurá quanto a Fazenda Querência, apresentaram também os animais participantes e classificados como superiores na 2ª edição da Prova de Avaliação a Campo e de Consumo Alimentar Residual (PAC/CAR) realizadas na Embrapa Pecuária Sul em Bagé (RS) através de uma parceria entre a instituição e a Associação Brasileira de Criadores de Charolês. A próxima exposição que contará com a participação do Charolês no Rio Grande do Sul será a 77ª Exposição Agropecuária de Alegrete, entre 14 e 20 de outubro. 

* Por Nathã Carvalho, Mestre em Zootecnia e gerente de fomento da Associação Brasileira de Criadores de Charolês.



COMPARTILHE: