27/09/2021

Matriz modelo da raça Charolês foi novidade na Expointer 2021

Modalidade avaliou critérios específicos em fêmeas com idade superior a 60 meses.

A Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) apresentou uma novidade na Expointer 2021, realizada entre 04 e 12 de setembro em Esteio/RS. Disputa inspirada em campeonato de mesmo nome realizado nas raças zebuínas pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em Uberaba/MG desde o ano de 2007 e em Esteio há alguns anos, o concurso “Matriz Modelo” foi realizado na tarde de 8 de setembro, (quarta-feira), após o grande campeonato de machos e antes da escolha do supremo grande campeão da raça Charolesa na exposição. O objetivo foi oportunizar a avaliação e premiação de matrizes com idade a partir de 60 meses, que aliassem, simultaneamente, perfeito enquadramento racial no padrão oficial da raça, longevidade produtiva e funcionalidade, refletida em suas proporções, equilíbrio de formas, harmonia de conjunto e regularidade de aprumos. Para isso, as fêmeas inscritas precisavam atender algumas exigências reprodutivas, tais como estar com prenhez positiva ou estar com cria ao pé ou estar em regime de colheita de embriões ou ovócitos, e neste caso, ter um parto anterior junto ao serviço de registro genealógico com concessão de registro a seu filho. Como regra da disputa, os jurados Jorge Bangel e Jamil Deud Júnior poderiam escolher até 50% do número de animais participantes como merecedoras deste título. “Trata-se de um título muito forte, pois as vencedoras passaram a ostentar o status de modelo dentro da raça Charolês. Foi, inclusive, uma oportunidade para avaliação, premiação e divulgação de doadoras, tanto é que já no primeiro ano de realização, tivemos a participação de vacas que estão sendo amplamente multiplicadas através de biotecnologias reprodutivas e que também já foram campeãs em Esteio em anos anteriores” explicou o gerente de fomento da ABCC, o Zootecnista Nathã Carvalho. Para 2022, quando a Expointer será sede da Exposição Nacional da Raça Charolês, a expectativa é que o campeonato seja mantido e aprimorado.

As fêmeas escolhidas como matrizes modelo da raça Charolês na Expointer 2021 foram:

- Box 943: “Jotabe My Lady #”, de 61 meses (Ec No Doubt 2022 P x BR Figueira MCB 4894 #) de André Corrêa Berta, Cabanha Charolês Figueira, Arambaré/RS.

- Box 946: “Heloisa 337 Namuncurá #”, de 100 meses (Exclusif x Namuncurá 294 Faceira #), de Rosalina e Joaquin Villegas, Estância Namuncurá, Itacurubi/RS.



COMPARTILHE: