14/10/2020

Estância Sá Brito oferta touros e terneiras Charolês nesta sexta (16/10) pelo Lance Rural

O principal destaque é o reprodutor “Sá Brito CO 4410” (foto), campeão da 3ª Prova de Eficiência Alimentar (CAR) da raça, realizada na Embrapa de Bagé.

25 reprodutores Charolês PO, oriundos de um trabalho de seleção de 64 anos e de 46 anos de avaliação genética pelo Promebo® (Programa de melhoramento genético de bovinos de corte), formam a oferta do Leilão Estância Sá Brito 2020, que será realizado a partir das 19h de 16 de outubro (sexta-feira) no parque de exposições Dr. Lauro Dornelles em Alegrete (RS), com transmissão ao vivo pelo Lance Rural. Além dos touros, também se destaca um lote especial composto por quatro terneiras mochas PO, nascidas em 2019, com o objetivo de proporcionar oportunidade para potenciais novos criadores ou para selecionadores que buscam novas famílias para reposição de seus planteis.

A Estância Sá Brito vem conduzindo um consistente processo de aprimoramento da raça Charolês tendo em vista a busca de animais rústicos e com eficiência em regimes de produção de carne a campo. “Selecionamos os animais com melhores condições de produção em nosso meio ambiente, sem perdermos o foco nas principais qualidades da raça que são a velocidade de ganho de peso e a produção de carcaças de alta qualidade e rendimento” explica o médico veterinário André Gomes, um dos titulares da Sá Brito. Segundo ele, são essas as características predominantes dos touros rústicos que serão ofertados no leilão.

A oferta é composta por animais indicados para cruzamento e também para plantéis puros, bem como, centrais de inseminação. Destaque para o lote 1, “Sá Brito CO 4410”, vencedor da 3ª Prova de Eficiência Alimentar (CAR) da Embrapa Pecuária Sul e da Associação Brasileira de Criadores de Charolês, encerrada no início deste ano em Bagé. No Promebo, o exemplar é dupla marca e Deca 2 para índice final (ao sobreano). O lote 2 é outro que merece evidência. “Sá Brito PI 4379”, está entre os touros jovens Charolês superiores para acasalamento do sumário Promebo 2020, além de ter dep negativa para peso ao nascer e ser Top 2% (Deca 1) para ganho da desmama ao sobreano no Promebo. Ambos são mochos, completaram dois anos em setembro, pesam mais de 850kg e apresentam 41cm de perímetro escrotal médio. Os lotes podem ser visualizados no catálogo oficial, disponível aqui.

Além da transmissão ao vivo pelo Lance Rural, o Leilão da Estância Sá Brito conta com a assessoria de Nathã Carvalho – consultoria, marketing e eventos, atuação da leiloeira Agenda Remates e o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Charolês e do Sindicato Rural de Alegrete. Os negócios poderão ser feitos em 16 parcelas (2 + 2 + 2 + 10), à vista com 6% de desconto ou ainda através do plano safra (2 + 2 + restante em 30/04/2021).

Por Nathã Carvalho


COMPARTILHE: