13/10/2019

Com a maior representação ente os bovinos de corte, Charolês brilhou na ExpoLages 2019

Encerrando o ranking da Associação Catarinense de Criadores de Charolês, a avaliação em pista foi conduzida pelo Dr. Jorge Bangel.

Por Nathã Carvalho

Entre todas as treze raças bovinas participantes da ExpoLages, realizada de 08 a 13 de outubro no parque de exposições Conta Dinheiro em Lages (SC), o Charolês foi a que apresentou o maior número de animais expostos nos pavilhões da tradicional mostra Catarinense. Com animais oriundos de oito expositores, a raça brilhou na programação do evento, contando com a realização de um disputado julgamento no dia 11 de outubro e também com presença no leilão de touros e em um belíssimo desfile dos animais premiados no coquetel de entrega de prêmios promovido pela Associação Catarinense de Criadores de Charolês (ACCC) na noite de sábado, 12 de outubro. A avaliação em pista foi conduzida pelo Dr. Jorge Bangel, nesta que foi a última etapa do ranking catarinense de criadores de Charolês. De acordo com o presidente da ACCC, Jamil Deud Júnior, a presença do Charolês no evento foi muito prolífera. "Mais uma vez a raça Charolesa de maneira muito marcante, participou da ExpoLages que é um evento tradicional e que congrega toda a classe pecuária do estado de Santa Catarina" avaliou. Segundo Jamil, a raça Charolesa é a raça que tem trazido grandes benefícios para a pecuária Catarinense. "A raça está disseminada em todo o estado, desde o Oeste até o Litoral, vivendo um momento de grande expansão impulsionada pelo Programa Carne Charolês Certificada e pela demanda de terneiros para a exportação", concluiu.  

No julgamento das fêmeas, destaque para a grande campeã e campeã de honra, "Joana do Cedro 432 #" (LT Bluegrass 4017P x Andryola do Cedro), de 47 meses e 915kg, exposta pela Sucessão Ignez Krugker (Cabanha do Cedro) de Brunópolis (SC). Da criadora Irene de Souza Fonseca da Cabanha Fonseca, Caçador (SC), veio a matriz "Namorada 316 da Fonseca" (Icare x Gata 55 da Fonseca), de 46 meses e 1035kg, escolhida como a reservada de grande campeã. Já a novilha "Cristal da Raio de Sol", (Thrunton Fairfark x Sofia da Raio de Sol), de 13 meses e 627kg, de propriedade de Edmilson Dall Oglio e Ligia Dall Oglio da Cabanha Raio de Sol de Campos Novos (SC) foi definida como a terceira melhor fêmea da raça. 

Entre os machos, destaque mais uma vez para a seleção de Irene de Souza Fonseca da Cabanha Fonseca, que expôs "Santa Tecla FIV 2603 Vapor #" (LT Bluegrass 4017P x Santa Tecla 2309 Serenta), de 38 meses e 980kg, o grande campeão. O animal é de criação de Jamil Deud Júnior, da Cabanha Santa Tecla. Já a Cabanha Mano Rafa, de Renan Donati de Maravilha (SC), obteve o título de reservado de grande campeão com "AFS Xande 1022 da Lestada" (LT Sundance 2251 PLD x Prenda DM da Lestada 857), de 36 meses e 995kg e de terceiro macho com "AFS Vulcano 1007 da Lestada #", (LT Bluegrass 4017P x Queroga M. Gabriel da Lestada), de 45 meses e 847kg.

  • Confira aqui a galeria de fotos completa da participação do Charolês na ExpoLages 2019. 
  • Confira aqui, a galeria de fotos dos grandes campeões Charolês da ExpoLages 2019. 


COMPARTILHE: